BARREIRA CUTÂNEA. O que é isso?

BARREIRA CUTÂNEA. O que é isso?

A barreira cutânea é a camada mais externa da pele, essencial para a saúde geral e dermatológica. É formada por células da camada córnea, que funcionam como tijolos, e substâncias como ceramidas, ácidos graxos, colesterol e outros lipídeos, que funcionam como um cimento entre as células.

Duas funções da barreira cutânea são fundamentais. A primeira, considerando-a ser impermeável, é impedir a perda de água da pele, mantendo a hidratação. A segunda é proteger que agentes infecciosos e irritantes penetrem em nosso corpo através da pele.

A quebra da barreira cutânea leva a perda parcial ou total das suas funções. A pele fica sensível, irritável, frágil e descamativa. Os agentes agressores levam a formação de inflamação cujos os sintomas são vermelhidão e coceira. Existe o aumento da possibilidade  de infeções cutâneas.

Muitos fatores contribuem para a alteração da barreira cutânea. Os principais são:

  • alterações ambientais – frio e vento excessivo, baixa umidade do ar, exposição solar demasiada
  • limpeza cutânea agressiva – uso de buchas  e esponjas no banho ; água muito quente; excesso de sabonete e outros cáusticos
  • alterações genéticas
  • doenças dermatológicas – como a dermatite atópica, dermatite seborreica, dermatite de contato, entre outras
  • envelhecimento – acima dos 40 anos a gordura  da pele diminue progressivamente

O que  devemos fazer para cuidar da nossa barreira cutânea?

Em primeiro lugar devemos evitar situações que a agridam como:  banhos muito quente e demorados,  uso excessivo de sabonetes,  exposição solar ou ao frio abusiva,  uso de substâncias muito detergentes ou cáusticas nas mãos e no corpo,

Além disso o uso diário de hidratantes após o banho é fundamental para a manutenção adequada da barreira cutânea. Atualmente os hidratantes indicados pelo seu dermatologista são formulados para refazer a composição lipídica da barreira, impedindo a perda de água da pele, absorvendo a umidade do exterior  e consequentemente diminuindo a ação de agentes agressores na sua pele.

Você e seu dermatologista conseguirão conjuntamente escolher um hidratante que seja adequado ao seu caso e respeite a suas preferências  sensoriais e cosméticas.

Lembre-se a sua saúde depende também da sua barreira cutânea.

Sem comentários

Postar um comentário