VERMELHIDÃO FACIAL. SERÁ ROSÁCEA?

VERMELHIDÃO FACIAL. SERÁ ROSÁCEA?

Rosácea é uma doença inflamatória da pele que afeta principalmente mulheres adultas, cujo sintoma mais conhecido é a vermelhidão facial. Caracteriza-se por um acometimento crônico, com períodos de melhora e piora.
Os portadores de rosácea notam uma vermelhidão na região central da face, isso é, testa, nariz, queixo e bochechas. Alguns têm somente uma área facial afetada. À medida que o quadro progride, observam-se pequenos vasinhos dilatados na pele e o vermelhão torna-se mais persistente. Podem ocorrer crises com pequenas pústulas ou espinhas e, desse último quadro, vem o outro nome dado a doença, chamada também de acne rosácea pela semelhança com a acne vulgar.
Os indivíduos com rosácea têm a pele mais sensível, não conseguem usar qualquer produto cosmético. Podem ainda ter uma sensação de queimação na face, pele com aparência seca e/ou acometimento dos olhos.
Não existe cura para a rosácea, mas existe controle com medicamentos tópicos ou sistêmicos, que serão prescritos conforme a necessidade para cada indivíduo. Tratamento com laser podem ser uma alternativa complementar para remover os vasinhos, diminuindo, assim, a vermelhidão, que causa muito incômodo estético.
Importante lembrar que a rosácea piora com alguns fatores ambientais e de estilo de vida, principalmente aqueles que causam rubor facial. Torna-se importante identificar e evitá-los quando perceber que algum deles se relaciona com a piora. São eles: alimentos/bebidas como pimenta e bebidas alcoólicas, alguns medicamentos (vasodilatadores, corticoides tópicos), exercícios físicos, temperaturas extremas ( calor ou frio excessivo), saunas, cosméticos irritantes e  estresse, entre outros.
Informe-se com o seu médico sobre esse quadro e trate-o para que não evolua.

Sem comentários

Postar um comentário